Poluição dos Oceanos
Como os oceanos não são fonte de água doce, muitos podem pensar que não é importante preservá-los da poluição. Acontece que água poluída do mar, além dos inconvenientes para frequenta as praias, acarreta outros problemas.
Umas das consequências importantes com relação à poluição dos oceanos é o comprometimento da fotossíntese realizado pelo fitoplâncton. Esse processo fotossintético afeta diretamente a todos os seres vivos, uma vez que grande parte do oxigênio disponível na atmosfera é proveniente dos oceanos.
Além disso, peixes, aves, mamíferos e outros animas marinhos cujo corpo fiquem embaraçado a objetos plásticos podem morrer sufocados ou por terem dificuldades para nadar, alimentar-se ou defender-se. A poluição marinha também interfere nas cadeias alimentares.
Despejos de esgotos lançados no mar vão formando camadas de dejetos que flutuam e impedem a entrada de luz, por consequência interferindo em toda a cadeia alimentar.Os manguezais, ecossistemas que ficam no encontro de rio e mar, são seriamente afetados pela poluição.
Nenhum comentário:
Postar um comentário