Poluição da Água
Poluir lagos e rios, derrubar matas nas regiões onde há nascentes de água ou na cabeceira de rios, desmatar a lateral, dos rios ou modificar seu trajeto, jogar lixo em locais próximos a nascentes, lagos rios ou poços são atitudes que põem em risco os mananciais, que são as fontes de água superficiais e subterrâneas utilizadas para abastecer o consumo humano. Preservar os mananciais é essencial para assegurar água pura.
As águas usadas nas nossas casas para lavar, da a descarga, tomar banho e tantas outras atividades são denominadas de águas residuais, onde misturada a elas estão restos de comidas, fezes, urina sabões detergentes etc.
As tubulações de esgoto, quando existem, muitas vezes conduzem as águas servidas diretamente para um rio. Processos naturais promovem a Biodegradação das substâncias misturadas às águas servidas, ou seja, promovem a decomposição dessas substâncias sob a ação de micro-organismos decompositores.
No entanto, quando as cidades jogam nos rios uma quantidade de águas poluídas maior do aquela que os decompositores conseguem biodegradar, ocorre acúmulo dos resíduos na água, que fica malcheirosa. Para realizar a biodegradação, muitos microrganismos decompositores consomem gás oxigênio dissolvidos na água. Com o acumulo de resíduos na água, e o aumento do consumo do gás oxigênio da água, e como consequência os peixes morrem por falta de oxigênio na água.
Peixes mortos boiam no lago Truc Bach, em Hanoi, no Vietnã. 22/03/2010. Foto: Kham/Reuters
Nenhum comentário:
Postar um comentário